É preciso estar presente em todas as redes sociais?

A lista de redes sociais aumenta a cada dia e a principal pergunta é: é necessário estar presente em todas elas? Depende, mas uma estratégia multicanal é importante para quem encara as mídias sociais como um objetivo de negócio. Este é mais um canal que auxilia a aumentar sua autoridade e ser visto por potenciais clientes. 

Segundo uma pesquisa da Hubspot, YouTube, Facebook e Instagram estão empatados em termos de percepção de oportunidade de crescimento para 2024, com 18% cada um. Em contraste, o TikTok sofreu uma queda considerável, passando de 20% em 2023 para 15% em 2024, sugerindo que seu potencial de crescimento pode estar diminuindo.

No entanto, a situação no Brasil apresenta um cenário um pouco diferente. De acordo com os dados da Global Web Index, o Instagram é a rede social preferida dos brasileiros, seguido pelo WhatsApp com 33,6%. É notável como o Instagram tem ganhado terreno sobre o WhatsApp e como ambos estão praticamente empatados como canais de vendas. Além disso, o TikTok, com 8%, superou o Facebook pela primeira vez, indicando uma mudança interessante nas preferências dos usuários.

A essência das redes sociais: diálogo e interação

A partir disso, entendemos que cada plataforma precisa de uma estratégia específica, entretanto existe uma característica igual em todas elas, a sua essência. Redes sociais são sobre conversas e interações. 

Ao criar conteúdo para Instagram, TikTok e outras plataformas, algumas empresas acabam exagerando na autopromoção e caem na armadilha de interromper conversas em vez de participar de diálogos genuínos. Esse comportamento pode afastar o público, em vez de engajá-lo.

O segredo é focar em oferecer valor nas mídias sociais. Ao compartilhar regularmente insights e conteúdo relevante, você ajuda seu público a perceber que está fornecendo algo positivo e autêntico, criando assim uma conexão mais significativa.

Então, o que postar nas redes sociais? 

Com conteúdos que educam, inspiram e engajam, você se conecta com o seu público. Essa estratégia não só melhora o engajamento, mas também solidifica o relacionamento com seus seguidores em diversos canais.

Esse tipo de interação cria uma relação mais profunda entre o consumidor e a marca, promovendo um sentimento de reciprocidade. Se você consegue manter uma presença constante e relevante através de múltiplos canais, oferecendo diferentes níveis de conexão, você se torna mais memorável do que qualquer anúncio publicitário. 

As pessoas lembrarão de você porque você faz parte do cotidiano delas, e, quando chegar o momento de fazer uma compra, a conversão será muito mais fácil. De acordo com a OpinionBox, mais de 74% da população conectada no Brasil utiliza plataformas de mídias sociais, como Instagram, YouTube e TikTok, para buscar produtos e serviços. O TikTok, em particular, já supera o Google como ferramenta de pesquisa para a Geração Z. Isso significa que negligenciar essas plataformas pode significar perder oportunidades valiosas de se conectar com esse público. 

Pensando na essência das mídias sociais, é evidente que elas giram em torno de diálogos e interações. Seja para resolver dúvidas ou debater temas atuais, os conteúdos nessas plataformas são cada vez mais voltados para conversas. 

As pessoas frequentemente buscam a opinião de outros antes de tomar decisões, por isso é crucial incentivar seus clientes a criar conteúdo compartilhando suas experiências com a marca.

Estratégia multicanal com a WiseData Marketing

Estar em diferentes canais é uma estratégia projetada para alcançar os consumidores onde eles estão, seja online ou offline, e oferecendo uma experiência coesa, independentemente do canal utilizado, e proporcionando uma experiência integrada e consistente em todos os pontos de contato.

Com a WiseData Marketing a sua marca pode integrar canais online em uma única plataforma com nossas Soluções Multicanal, simplificando a gestão e melhorando a experiência do usuário.

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